Soro Fisiológico: Um exemplo de uma solução química

Em http://www.promodental.com.br/

O Soro Fisiológico, produto de uso corrente no nosso dia a dia e de fácil acesso dado que é de venda livre em farmácias, supermercados, etc., não é mais do que uma solução aquosa de cloreto de sódio.
Já sei o que está a pensar, lá vem a Química. Então vamos lá…
Uma solução é uma mistura homogénea de duas ou mais substâncias. Numa solução designa-se por soluto a substância dissolvida e por solvente a substância na qual está dissolvido o soluto. O termo aquoso refere-se à utilização da água destilada como solvente. Assim o soro fisiológico é uma solução na qual o soluto é o cloreto de sódio, cuja fórmula química é NaCl e que não é mais do que o sal de uso alimentar, e o solvente é a água destilada.
Geralmente a concentração do soro fisiológico é de 0,9% em massa o que significa que em 100 gramas de água destilada se encontram dissolvidos 0,9 gramas do referido sal. De um modo geral, pode afirmar-se que uma embalagem de 1 litro de soro fisiológico contem 9 gramas de cloreto de sódio.
O soro fisiológico, devido às suas características, apresenta uma vasta gama de aplicações. Pode ser usado no campo da medicina como, por exemplo, no alívio sintomático da congestão nasal, na irrigação de feridas operatórias e de expostas (queimaduras e úlceras), na re-hidratação após vómito e/ou diarreia e como veículo para a adição de medicamentos compatíveis. Pode ainda ser utilizado para fins oftálmicos. No entanto, o soro fisiológico destinado a ser aplicado nos olhos necessita de ser estéril e deverá mencionar no rótulo esta finalidade, assim como indicar que foi sujeito a esterilização, o método de esterilização e o prazo de validade.
Em laboratórios de biologia, microbiologia, bioquímica e afins é usado em preparações destinadas a observação ao microscópio.
Em resumo uma solução química simples e de grande utilidade ….

Bibliografia / Links relacionados
● INFARMED:  http://www.infarmed.pt/prontuario/
● Portal da Saúde: http://www.portaldasaude.gov.pt/Portal/servicos/prontuario/
● Wikipedia: http://en.wikipedia.org/wiki/Saline_(medicine)

Por
Cristina Galacho*

* Profª Dep. Química da ECTUE e Centro de Química de Évora (CQE)

Publicado no Jornal "Diário do Sul" em 26/5/2008
Disponível no Jornal On-Line da Universidade de Évora (UELine)


3 comentários:

  1. Gostei bastante, foi bastante útil para o meu trabalho... Thanks!!!

    ResponderEliminar
  2. tenho olho seco, posso usar soro fisiológico estéril no lugar de colirío comum?

    ResponderEliminar
  3. pretendo montar uma fábrica de produção de soro fisiológico, estou a procura de uma empresa de venda de tais equipamentos. Podem me ajudar? Ete é o meu email: efraimsoma@yahoo.com.br

    ResponderEliminar